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Preservação Ambiental

Publicado: Terça, 22 de Janeiro de 2019, 11h42 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 13h27 | Acessos: 3119

Preservar o patrimônio, os valores históricos e culturais do Forte Duque de Caxias, bem como a área de proteção ambiental sob sua responsabilidade são umas das missões do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC)

O Exército Brasileiro guarda grandes áreas verdes com mata nativa dos vários biomas brasileiros. No Rio de Janeiro, bairro do Leme, o CEP/FDC tem sob sua responsabilidade a Área de Proteção Ambiental do Leme (APA/Leme).

Devido à crescente demanda das atividades de educação ambiental e o firme compromisso com a preservação dos mais sagrados valores do Exército Brasileiro, o CEP/FDC tem a  Seção de Comunicação Social  como responsável pela preservação dos valores históricos, culturais e de preservação do meio ambiente sob guarda e responsabilidade da Unidade. A Área de Proteção Ambiental do Leme agrega valor ao sítio histórico, bem como impõe condições especiais à manutenção e à atividade de visitação pública.

Hoje o CEP/FDC preserva uma extensão de 28 hectares de Mata Atlântica típica de costão rochoso. A APA preservada possibilita a educação ambiental de militares que servem nesta unidade militar, de estudantes de escolas públicas e particulares e de visitantes do Forte Duque de Caxias, que têm oportunidade de conhecer a APA durante o passeio ao Forte.


 

APA LEME

 

Meio Ambiente e Gestão Ambiental

A gestão ambiental é uma prática de gerenciamento baseada nos parâmetros do desenvolvimento sustentável. Essa forma de atuação para conservação dos recursos naturais vem sendo reforçada nos últimos anos, tendo em vista a preocupação com os efeitos das ações antrópicas sobre o meio ambiente. Desde a Revolução Industrial, no final do século XVIII, o planeta vem sofrendo muitos impactos, entre eles, os grandes aglomerados urbanos e, em consequência a expansão da agricultura, a apropriação dos recursos naturais, a produção de lixo ainda não reciclável, etc. Na década de 1980, muitos países criaram leis e órgãos ambientais, para regular as atividades industriais e comerciais, tentando minimizar os impactos sobre o solo, água e ar.

O Exército Brasileiro, em cumprimento a legislação ambiental em vigor publicou a Portaria Nº 001, do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), de 26 de setembro de 2011, que aprova as Instruções Reguladoras para o Sistema de Gestão Ambiental no Âmbito do Exército (IR 50-20).

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Educação ambiental

Entre as várias ferramentas de gestão ambiental temos a Educação Ambiental, que segundo a Política Nacional de Educação Ambiental, é o “processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

Dentre os vários objetivos da educação ambiental, podemos citar a transmissão de conhecimentos, desenvolvimento da sensibilidade e consciência crítica, além da mudança de percepção em relação ao meio ambiente, pois é imprescindível que saibamos qual a nossa importância em relação ao todo. Conhecer a interligação dos sistemas e se perceber parte dele, é fundamental.
Assim, no CEP\FDC trabalhamos no sentido de proporcionar, aos seus integrantes e à comunidade, oportunidades para que possam contribuir com esse processo.

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