Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante > Assuntos > Institucional > CEP > Palavra do Comandante
Início do conteúdo da página

Palavra do Comandante

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2016, 10h13 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 10h32 | Acessos: 10022

O Exército Brasileiro prepara-se para mudanças significativas decorrentes dos parâmetros impostos pela Estratégia Nacional de Defesa, a qual aponta para a necessidade de reestruturação das Forças Armadas visando sua atuação no ano de 2030.

 
O profissional militar de 2030 necessita ter a sua formação e/ou aperfeiçoamento iniciado desde já, uma vez que o desenvolvimento da cultura e das potencialidades de um profissional é fruto de um trabalho construído ao longo dos anos: o futuro começa agora.


A exigência de qualificação impôs a necessidade de reestruturação do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC), uma organização militar cuja dimensão de desempenho é muito abrangente, englobando educação, avaliação psicológica, pesquisa estratégica e preservação de patrimônio cultural e ambiental.

 
No âmbito da educação, desde 2011 os Cursos Regulares que habilitam profissionais em comunicação social (CCP), formam psicopedagogos (CPE), coordenadores pedagógicos (CCP) e especialistas em operações psicológicas (CAOP) foram reformulados, tendo sua fase presencial estendida para 10 meses.

 
Na área da psicologia, estudos estão sendo realizados para que, em breve, seja implementada a avaliação psicológica para ingresso de oficiais e sargentos de carreira do EB.

 
Para o desenvolvimento da pesquisa estratégica, as relações do Centro com o ambiente acadêmico civil vêm se estreitando, tendo em vista a absorção de práticas e técnicas de excelência de instituições com renomado conceito na área acadêmica. São realizados trabalhos na área de catalogação de cargos e perfil, trabalhos na área do serviço militar e pesquisas para o levantamento de respostas às demandas consequentes do processo de transformação na área de educação e cultura.

 
A elaboração de projetos ligados à difusão e preservação da memória cultural do sítio histórico Forte Duque de Caxias e da Área de Preservação Ambiental (APA) do Leme alinham a atuação do Centro com a perspectiva institucional do Exército Brasileiro, no que tange à aproximação da Força com a sociedade, concomitante à preservação de valores históricos, culturais e ambientais.

 
A tradição e as realizações do CEP/FDC impõem a necessidade de intensificar o treinamento e o aperfeiçoamento do seu corpo permanente, como forma de sustentar o status atual e enfrentar os desafios que se apresentarão. Sendo assim, é incentivada e valorizada a realização de cursos e estágios, bem como a participação em simpósios e encontros, especialmente quando realizados dentro da Força Terrestre, pelos Comandos da Aeronáutica, da Marinha do Brasil e Forças Auxiliares ou por intermédio de convênios com estabelecimentos civis de ensino.


É diretriz desse Comando a busca incansável do aperfeiçoamento de procedimentos que permitam consolidar ainda mais a posição do Centro como referência na competência de capacitar o homem, ciente da nobre atribuição e imensa responsabilidade que esta enseja.

 
Serão aperfeiçoados os processos que facilitem o exercício do controle centralizado, minorem as dificuldades de execução descentralizada das atividades e eliminem a burocracia desnecessária, sem, no entanto, comprometer a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão, levando em consideração que sempre existirá uma maneira mais prática e mais objetiva de se alcançar determinado objetivo, sem ferir os preceitos regulamentares. É sempre bem vinda toda e qualquer sugestão que seja economicamente viável e diminua tempo e esforço.

 
Atenção especial é dada para dois princípios simples, mas cujo conjunto deverá pautar o trabalho: Simplicidade e Austeridade. Que sejam o propulsor e o catalisador para tornar possíveis quaisquer realizações.

 

“Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias:

valorizando o homem, serve ao Exército e ao Brasil”

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página