Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Visitação > Assuntos > Informações > EDITAL PARA A SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO: “HUMANIDADES EM CIÊNCIAS MILITARES” – 2019
Início do conteúdo da página

EDITAL PARA A SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO: “HUMANIDADES EM CIÊNCIAS MILITARES” – 2019

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 11h42 | Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 11h13 | Acessos: 10939

CALENDÁRIO DAS ENTREVISTAS

Calendário

RESULTADO DA PROVA ESCRITA

Resultado

RESULTADO DE APROVAÇÃO PARA O MESTRADO 2019

Resultado

 

1.  Do curso de mestrado

a.  O curso de mestrado “Humanidades em Ciências Militares”, o qual terá sua primeira turma a partir da presente seleção, é um curso novo no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC). Ele não aproveitará as disciplinas cursadas em nenhuma das pós-graduações lato-sensu do CEP/FDC. Os candidatos devem estar cientes da necessidade em ter disponibilidade para frequentar aulas presenciais ao longo de 2019.

b.  O curso está aprovado pelo Estado-Maior do Exército e encontra-se em avaliação para credenciamento pela CAPES.

c.  Dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. aos cuidados do Capitão Yohann.

 

2.  Da inscrição

a.  Período de inscrição: 24/setembro/2018 a 05/novembro/2018.

b.  A inscrição deverá ser realizada on-line, em uma primeira fase. Clique aqui para fazer a inscrição.

c.  Em uma segunda fase, alguns documentos deverão ser encaminhados para a secretaria da Seção de Pós-Graduação do CEP/FDC (sala 104), nos horários de atendimento informados no item 8/a) deste edital; ou pelos correios (via SEDEX), com data limite de postagem até 05/novembro/2018, ao endereço:

 

Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias

Centro de Estudos Estratégicos e Educacionais (CEEE)

Secretaria da Seção de Pós-graduação (sala 104)

A/C: Capitão Yohann

Praça Almirante Júlio de Noronha, s/nº,

Leme – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22010-020

d.  Os documentos necessários para encaminhamento são:

 

1)  Formulário de Admissão devidamente preenchido, disponível no link abaixo.

2)  01 (um) exemplar impresso em folha A4 do pré-projeto de dissertação, com no máximo 12 (doze) páginas, incluindo referências bibliográficas. A estrutura deve seguir o seguinte padrão: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5, e margens esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm. O pré-projeto deve contar com: título; justificativa que demarque sua vinculação com uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação; descrição do tema; delimitação do objeto de estudos; questões norteadoras de pesquisa (problematização); objetivos; metodologia que refira campo, sujeitos, procedimentos de pesquisa e instrumentos de coleta, bem como, contar com referencial teórico e normativo preliminar.

3)  Documento comprobatório de graduação (caso possua mais de uma formação de nível superior apresentar todos os diplomas).

4)  Currículo Lattes impresso.

5)  Documento comprobatório de isenção na prova de língua estrangeira (caso seja credenciado).

e.  Ambas as fases devem ser concluídas dentro do período previsto para a inscrição.

 

As Linhas de Pesquisa do Mestrado são:

1) Estado, Instituições e Forças Militares Realiza estudos e pesquisas interdisciplinares com ênfase no papel das diferentes instituições que compõem o Estado brasileiro tendo por foco as instituições militares e a perspectiva intersetorial entre estas e as instituições civis. Destacam-se neste contexto: a) Investigações sobre políticas públicas, trabalho e profissionais militares; b) Processos de proteção social relacionados aos projetos e programas internos às Forças Militares a e interseção entre estes e as Políticas Sociais Nacionais; c) Condições de vida e trabalho em áreas de fronteira e a intersetorialidade com as políticas públicas na esfera local; d) Ações humanitárias relacionadas as situações de desastres socioambiental e cooperação das instituições supranacionais; e) Estudos estratégicos da comunicação e da  informação em cenários de segurança e defesa; f) Processos de manejo da opinião pública.     
2) Sujeitos, Representações e Forças Militares Realiza estudos e pesquisas interdisciplinares com ênfase na interação social entre pessoas e instituições, particularmente na relação entre Forças Militares e sociedade civil. Destacam-se nesta perspectiva: a) Estudos sobre a identidade e a representação social das Forças Militares junto à sociedade civil; b) A gestão profissional da Comunicação Social em instituições militares; c) História das relações entre Forças Militares e sociedade; d) Perspectivas antropológicas das instituições militares; e) Gestão de conflitos e mediações envolvendo Forças Militares.
 
 a.  Não será cobrada taxa de inscrição.

 

1.  Da seleção

a.  A presente seleção está restrita a oficiais do Exército Brasileiro, de ambos os sexos e da ativa (segundo os artigos 3º e 4º do Estatuto dos Militares).

b.  Os candidatos deverão possuir graduação em curso reconhecido pelo MEC ou pelas Forças Armadas.

c.  Os candidatos deverão estar servindo ou lotados em organizações da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

d.  O Processo Seletivo será constituído de etapas eliminatórias e classificatórias:

 

1)  Análise dos documentos apresentados (caráter eliminatório).

2)  Prova escrita dissertativa e sem consulta (caráter eliminatório). A prova terá duração máxima de 3 (três) horas. Constará de questões obrigatórias e opcionais. A bibliografia está listada ao fim deste edital.

3)  Prova de língua estrangeira, de caráter instrumental. Os candidatos deverão optar pelos idiomas Inglês ou Espanhol (caráter classificatório). A prova terá duração máxima de 2 (duas) horas.

4)  Arguição de pré-projeto e entrevista dos candidatos habilitados nas etapas anteriores (caráter classificatório).

 

e.  São candidatos sujeitos a isenção* da prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) aqueles que se inserem em pelo menos uma das seguintes situações:

1)  Candidato portador de certificado de proficiência (Inglês ou Espanhol) emitido por uma instituição credenciada pelo MEC, nos últimos três anos;

2) Candidato que tenha comprovante de aprovação em prova de língua inglesa ou espanhola em concurso feito para o Mestrado em Instituições de nível superior credenciadas pela CAPES, nos últimos três anos;

3) Candidato aprovado em Teste de Credenciamento Linguístico ou Exame de Proficiência Linguística Escrita (nível 2) do Sistema de Ensino e Avaliação da Proficiência Linguística do Exército (SEIAPLEx), nos idiomas da prova de seleção ao Mestrado.

* A isenção não será automática e dependerá da Comissão de Seleção, devendo o candidato enviar junto aos documentos relativos a inscrição, o comprovante de proficiência.

 

2.  Da classificação final

a.  Para efeitos de classificação, serão considerados somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na Prova Escrita (caráter eliminatório).

b.  Aos candidatos aprovados na Prova Escrita, será atribuída uma nota de 0 a 10,0 para a avaliação do pré-projeto.

c.  Os candidatos serão classificados na ordem decrescente da nota obtida pela média aritmética da Prova Escrita e do pré-projeto de pesquisa.

d.  Em caso de empate, a classificação dos candidatos será decidida pelo aluno que obtiver a maior nota na Prova Escrita.

 

3.  Do número de vagas

Serão oferecidas 12 (doze) vagas para o curso de mestrado “Humanidades em Ciências Militares”.

 

4.  Informações complementares

a.  Não haverá revisão de provas.

b.  A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

c.  Decisões sobre o preenchimento das vagas são da competência da Comissão de Seleção, reservando-se ao Diretor de Ensino o direito de não preencher o número de vagas estipulado no presente edital.

d.  O pré-projeto apresentado deverá ser inédito.

e.  Ao Diretor de Ensino caberá decidir sobre questões não previstas no presente Edital.

f.  Uniforme para realização das provas: 9º B2 ou equivalente.

  

5.  Comissão de seleção

A Comissão de seleção será composta por professores doutores do corpo docente permanente do CEP/FDC, ou de outras organizações militares do Exército, ficando sua composição a cargo do Diretor de Ensino.

 

6.  Calendário

a.  INSCRIÇÕES:

Início: 24/09/2018

Término: 22/10/2018

Horário: das 9:30 às 12 h e das 13 às 16h (segunda a quinta-feira) e das 8:00 às 12 h (sexta-feira).

Envio via SEDEX com data de postagem até dia 22/10/18.

b.  DIVULGAÇÃO DA RELAÇÃO DE INSCRIÇÕES DEFERIDAS:

Data: 31/10/2018

Horário: 12h

Local: Sala da SPG/CEP/FDC e site do CEP/FDC.

c.  PROVA ESCRITA:

Data: 05/11/2018

Horário: 9h30

Local: CEP/FDC

d.  DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA:

Data: 07/11/2018

Horário: 9h

Local: CEP/FDC e SITE do CEP/FDC

e.  PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS OU ESPANHOL:

Data: 08/11/2018

Horário: 9h

Local: CEP/FDC

f.    ARGUIÇÃO DE PRÉ-PROJETO E ENTREVISTA:

Data: 12/11/2018

A partir das 09:30, conforme calendário a ser divulgado.

Local: CEP/FDC

 

NOVO

 6.  Calendário

a.  INSCRIÇÕES:

Início: 24/09/2018

Término: 05/11/2018

Horário: das 9:30 às 12 h e das 13 às 16h (segunda a quinta-feira) e das 8:00 às 12 h (sexta-feira).

Envio via SEDEX com data de postagem até dia 05/11/18.

 

b.  DIVULGAÇÃO DA RELAÇÃO DE INSCRIÇÕES DEFERIDAS:

Data: 09/11/2018

Horário: 12h

Local: Sala da SPG/CEP/FDC e site do CEP/FDC.

 

c.  PROVA ESCRITA:

Data: 12/11/2018

Horário: 9h30

Local: CEP/FDC

 

d.  DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA:

Data: 14/11/2018

Horário: 9h

Local: CEP/FDC e SITE do CEP/FDC

 

e.  PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS OU ESPANHOL):

Data: 21/11/2018

Horário: 9h:30

Local: CEP/FDC

 

f.    ARGUIÇÃO DE PRÉ-PROJETO E ENTREVISTA:

Data: 23/11/2018

A partir das 08:00, conforme calendário a ser divulgado.

 

7. CANDIDATOS APTOS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

POSTO

NOME COMPLETO
Cel  Álvaro Yabeta de Morais
TC Anderson Rocha Silva
TC André Rodrigues de Almeida
Maj Claudio Lobato Coutinho
Maj Marcio Vieira Xavier
Cap Gabriela Rocha Bernardes
Cap Priscilla Neves Costa Lemos
1º Ten Arlete Cristina da Silva Rios do Nascimento
1º Ten Cristiane de Oliveira Vargas Silva
1º Ten Iris Cristina Santos da Silva Lopes
1º Ten Jorge de Almeida Bastos
1º Ten Luana Pereira Carneiro
1º Ten Lucas Rodrigues Camposo
2º Ten Ana Cristina Batista da Motta

 

8.  Bibliografia para a prova escrita

BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

CASTRO, Celso. O espírito militar. Um antropólogo na caserna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1990.

DIAS, Reinaldo. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. – São Paulo: Atlas, 2017.           

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. São Paulo: Unesp, 2014. 

LIPPMAN, Walter. Opinião Pública. 2a. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MAQUIAVEL. O príncipe. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

MOTTA, Jehovah. Formação do oficial do Exército. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1998.

ROUSSEAU, J. J. Do Contrato Social. São Paulo: Abril, 1983. Os Pensadores.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página